Você sabe como escolher os móveis certos para a decoração de escritórios? Muito além da beleza estética, o mobiliário de ambientes corporativos influencia na produtividade e no bem-estar dos colaboradores, além de ajudarem a compor a identidade que será mostrada a clientes e parceiros que visitarem a empresa.
Neste artigo, nós damos dicas de pontos que devem ser considerados na hora de escolher os móveis para a decoração de escritórios em empresas de todos os portes e segmentos. Confira!
As 4 diretrizes da escolha de móveis para a decoração de escritórios
Como acabamos de dizer, a importância dos móveis na composição da decoração de escritórios vai muito além da estética. A seguir, nós apresentamos 4 diretrizes que devem guiar a escolha do mobiliário nos ambientes corporativos para garantir produtividade, bem-estar e conforto a todos que frequentam os espaços da empresa. São eles:
- Design
- Funcionalidade
- Ergonomia
- Custo
Abaixo nós falamos um pouco mais sobre cada uma delas, assim você pode escolher da maneira certa seus móveis e a decoração do seu escritório.
1. Design
O aspecto estético dos móveis é muito importante, principalmente se o escritório que está sendo decorado for usado para atendimento ao cliente.
É fundamental que haja harmonia entre o design do mobiliário e o estilo de decoração escolhida para o escritório e também entre os móveis e a identidade da empresa. Por exemplo, se uma marca do seu negócio é a preocupação e o respeito ao meio ambiente, é importante que isso se reflita na escolha dos móveis e eles sejam feitos de materiais recicláveis, paletes e madeira de demolição.
Se a sua empresa é reconhecida pela descontração e irreverência, um mobiliário colorido, com formas modernas é super indicado para o escritório. Já em empresas mais sérias, como escritórios de advocacia, apostar em móveis de design clássico é mais certeiro.
2. Funcionalidade
Além de serem bonitos e terem um design que combine com a decoração, os móveis para escritório precisam ser funcionais.
O mais comum é que as empresas tenham espaços pequenos para montarem seus escritórios, por isso, é fundamental pensar no melhor aproveitamento de espaço. Para isso, escolher móveis que possam ser usados de diversas formas é ótima opção.
3. Ergonomia
Ergonomia é um assunto que a gente trata com frequência nos conteúdo aqui do blog porque ela é fundamental para garantir a produtividade e o bem-estar dos colaboradores de uma empresa.
Móveis que sejam bonitos e funcionais, mas não respeitem as normas de ergonomia, podem causar nos profissionais dores de cabeça, dores nas costas e na coluna, problemas de visão, dentre outros incômodos e doenças que diminuem o bem-estar, afetam a saúde e impactam na qualidade e no resultado do seu trabalho.
Além disso, o uso de móveis que não atendem às regras de ergonomia e são inadequados para o ambiente corporativo trazem, a longo e médio prazo, prejuízos financeiros para a empresa com afastamentos e perda de profissionais pelos problemas de saúde que citamos acima.
4. Custo
A diretriz para a escolha de móveis para decoração de escritórios que fecha nossa lista é o custo. Nós sabemos que para empresas fazer economia é sempre importante, mas vale lembrar que às vezes o mais barato acaba saindo bem caro. Por isso, mais do que buscar pelos móveis de menores preços é importante analisar a qualidade do que você vai comprar e pensar no custo-benefício da sua aquisição.
Quando for comprar móveis para sua empresa, faça bastante pesquisa, peça indicações de conhecidos e avalie sempre as diretrizes dessa lista, isso com certeza ajudará você a escolher o mobiliário mais adequado e com melhor custo.
Esperamos que nossas dicas sobre como escolher os melhores móveis ajude você na decoração de escritórios da sua empresa. Se quiser ver outros insights e dicas de design e arquitetura corporativa, acompanhe as publicações aqui, no nosso blog. Temos sempre novidades.