Como usar obras de arte na decoração da sua casa

Se você quer deixar sua casa mais sofisticada e bonita, apostar na inclusão de obras de arte na decoração é ótima ideia. 

E como esse é um assunto que pode suscitar muitas dúvidas, neste texto a gente reúne algumas dicas que ajudam você na escolha e na compra de obras para montar os ambientes da sua casa. Boa leitura!

Porque usar obras de arte na decoração

Para além de colocar mais estilo, personalidade e beleza nos ambientes, usar obras de arte na decoração da casa traz diversos benefícios, que vão desde interferir na percepção do espaço até inspirar novos pensamentos. 

Dentre as boas razões para ter obras de arte em casa estão:

  • dar mais leveza, aconchego, charme e sofisticação para os ambientes
  • devolver vida para os cômodos
  • motivar o diálogo 
  • incentivar novos pensamentos
  • dar profundidade e dimensão aos espaços

3 dicas para escolher as obras certas para a decoração dos ambientes da sua casa

Agora que você conhece alguns dos bons motivos para incluir artigos de arte na decoração dos espaços, nós compartilhamos três dicas que ajudam na escolha das obras:

1. Considere o estilo de decoração do espaço

Existem dois caminhos a percorrer para seguir essa dica. O primeiro é montar o ambiente e, depois, escolher uma obra de arte que combine com o estilo da decoração. O segundo é, antes de tudo, definir a peça de arte e, então, fazer a decoração em harmonia com ela.

2. Aprenda sobre qual tipo de obra de arte é mais indicada para cada ambiente 

Para não errar no uso de obras de arte na decoração é fundamental procurar saber qual a melhor forma de incluí-las na montagem de cada ambiente. Com certeza não dá para usar o mesmo tipo de peça na decoração do banheiro e da sala de estar, por exemplo. Então, vale buscar referências e descobrir quais quadros, esculturas e outros artigos de arte ficam melhor em cada espaço.

3. Conheça as tendências do uso de obras de arte na decoração

Não há nada mais pessoal e autêntico do que as peças de arte que selecionamos para nossos interiores. Elas dizem muito sobre nós e podem fazer maravilhas ao transmitir nossa mensagem e definir o clima desejado para o espaço.

Contudo, para fazer as escolhas certas, é importante conhecer as principais tendências e se inspirar nas melhores formas de incluir uma obra de arte na decoração. Essa prática ajuda a garantir que você monte ambientes bonitos, de personalidade e de bom gosto. 

4. Lembre-se: obras de arte precisam de cuidado e manutenção

Obras de arte são artigos sensíveis, que demandam cuidado e manutenção. Por isso, sempre que comprar uma obra para a decoração da sua casa, preste atenção às recomendações de como tratá-la para garantir sua integridade. 

Esperamos que nossas dicas de como usar obras de arte na decoração tenham ajudado você. Quer ver outras informações para transformar sua casa e deixá-la linda e sofisticada? Então, acompanhe as publicações aqui, no blog da Iplan.

Rolar para cima
× Orçamento