5 tendências de arquitetura e decoração para inspirar a renovação da sua casa em 2021

Você está pensando em reformar ou redecorar sua casa e precisa de referências? Então, vai gostar deste artigo! Nele, reunimos cinco tendências de arquitetura e decoração que vão estar em alta em 2021 e falamos um pouco mais delas para você se inspirar e renovar seus ambientes com muito bom gosto e sofisticação. Confira.

1. Ambientes integrados e multiuso

Chega de paredes! A tendência agora são os ambientes integrados e multiuso. Sala de jantar e cozinha ou varanda e sala de estar, por exemplo, passam a compartilhar espaço. 

Com isso, a sala que recebe visitas também é sala de TV e você pode fazer o jantar enquanto conversa com a família acomodada no sofá. Essa tendência de arquitetura tem muito a ver com a escassez de espaço em diversas áreas das grandes cidades e ajuda a criar hábitos de maior interação entre quem vive no imóvel. 

2. Construções sustentáveis

Já há algum tempo “sustentabilidade” passou a ser palavra de ordem e cada vez mais esse conceito vem sendo aplicado na arquitetura residencial. Isso porque ao construir uma casa sustentável é possível minimizar os efeitos da obra no meio ambiente e fazer a melhor aplicação dos recursos utilizados. 

A preocupação com a sustentabilidade no projeto de construção de um imóvel pode se mostrar de diversas maneiras: na escolha do método construtivo, na aplicação dos materiais e também na opção por soluções inteligentes, como o uso de energia solar, a instalação de sistema de reaproveitamento das águas da chuva e a implementação de práticas arquitetônicas que privilegiam o aproveitamento da luz natural e a preservação da vegetação nativa no terreno. 

3. Espaços para trabalho e estudo

Com a pandemia do coronavírus e as mudanças de comportamento que ela exigiu, o home office e as aulas em casa passaram a fazer parte da rotina de muita gente. E esse novo modelo de trabalho e de estudo influenciou as tendências de arquitetura de 2021. 

Para garantir produtividade, rendimento e bem-estar para profissionais e estudantes que passaram a cumprir suas obrigações de casa, criar um espaço adequado em casa para a realização das atividades escolares e de trabalho passou a ser fundamental.

Para esses ambientes é importante pensar em comodidade e conforto, com mesa e cadeira de trabalho que atendam a regras de ergonomia, e também em iluminação adequada e boa acústica. Além, é claro, de uma decoração agradável.

4. Criação de espaços de lazer

Esta é outra tendência de arquitetura que tem influência da pandemia do coronavírus. Assim como há muita gente tendo de trabalhar e estudar de casa e é preciso ter espaços para essas atividades no imóvel, agora é preciso também criar opções de lazer residencial, já que saídas para lugares como parques, restaurantes, shopping e praia devem ser evitadas. 

Nesse cenário, é importante que um projeto de arquitetura e decoração residencial dê atenção aos espaços de lazer que podem ser criados no imóvel, área externa com piscina, jardim e espaço gourmet, por exemplo, são ótima opção para garantir à família possibilidades de diversão e relaxamento sem sair de casa. 

5. Atenção à ventilação dos ambientes e integração com a natureza

Por fim, mais uma tendência que veio forte também por influência da pandemia. Para aumentar a proteção da família contra o novo vírus é muito importante investir em espaços bem arejados e ventilados, o que pede janelas grandes e maior integração com a natureza.

Com essa tendência de arquitetura, os ambientes recebem mais luz natural, o ar circula melhor pelos espaços e ganha-se melhor convivência com a natureza e o meio ambiente que cerca o imóvel. 

Gostou das nossas dicas? Pronto para redecorar sua casa ou começar uma reforma usando as novas tendências de arquitetura e decoração? Esperamos que sim! Se precisar de ajuda profissional para a realização do projeto do seu imóvel, acesse o portfólio da Iplan e veja tudo que podemos fazer pela sua obra.

Rolar para cima
× Orçamento