Reforma da área externa: 5 dicas para transformar esse espaço na sua casa

Se você faz questão de manter sua casa impecável e maravilhosa, digna de capas de revista, a reforma da área externa é um projeto importante. Isso porque jardim, espaço gourmet e área de piscina são partes importantes do imóvel e devem estar sempre bem cuidados. 

Se a área externa da sua casa anda meio abandonada ou precisa de um up, neste texto nós reunimos cinco dicas que ajudam a transformá-la e deixar seu imóvel ainda mais sofisticado e bonito. Confira!

1. Pense em como o espaço é utilizado

Antes de começar qualquer reforma da área externa é importante pensar como você usa ou pretende utilizar o espaço: será um espaço para descanso e leitura ou um ambiente para diversão, festas e encontros? 

Considerar se será necessário fazer alterações de estrutura na piscina ou se você vai construir uma nova churrasqueira, por exemplo, também é importante no momento de definição do projeto da reforma.

2. Escolha bem os materiais

A área externa fica exposta ao sol, vento e chuva, certo? E por isso deve contar com móveis e revestimentos resistentes e duráveis.

Para os móveis invista em fibra sintética e tecidos náuticos e/ou impermeáveis, que são fáceis de limpar e altamente resistentes.

Já para os revestimentos, escolha os antiderrapantes e que sejam fáceis de limpar e duráveis. Bons materiais para uso nessa área são o granito, o mármore, o porcelanato e o cimento. 

3. Invista em uma boa iluminação

Se você e sua família pretendem utilizar ao máximo a área externa da casa é preciso pensar em uma boa iluminação.

O ideal é apostar em luzes indiretas, evitando fontes de brilho intenso, uma vez que esse espaço já recebe luz natural. Só tenha o cuidado de iluminar bem lugares que pedem maior atenção, como pia, corredores e escadas.

4. Aposte em um espaço gourmet

A área gourmet é uma tendência na decoração, além de trazer muita praticidade para a realização de reuniões e eventos em casa. 

Invista em materiais de alta resistência e durabilidade, como pedras, inox ou alumínio para a pia e as bancadas. Instale uma churrasqueira, fogão ou forno elétrico e também mesas e cadeiras confortáveis para fazer do ambiente um lugar acolhedor e perfeito para receber amigos. Vale também apostar em um frigobar ou adega para esse espaço.

5. Integre os ambientes

Estudo publicado no Environmental Health and Preventive Medicine indicou que o contato com o verde da natureza na rotina diária reduz os níveis de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse. Assim, nada melhor do que trazer o verde da área externa para dentro de casa por meio de um conceito aberto, que faça a integração dos ambientes. 

Portas de vidro, painéis vazados, de madeira ou ferragem, são uma opção sofisticada e aconchegante para a casa de conceito aberto, e trazem todo o frescor, luz e cores da área externa para dentro de casa. 

Outra dica é usar o mesmo piso, ou pisos de mesma tonalidade, na área externa e interna da casa, já que isso dá a sensação de continuidade.

E então, gostou das nossas dicas para a reforma da área externa da sua casa? Esperamos que sim! Se você quiser mais inspiração para a transformação do seu imóvel, visite nosso portfólio e conheça um pouco do nosso trabalho em arquitetura e engenharia.

Rolar para cima
× Orçamento