Design de interiores: 4 dicas para decorar seu escritório

Muitas vezes negligenciado na montagem das instalações das empresas, o design de interiores é muito importante na composição de ambientes corporativos. E isso não apenas porque são os conhecimentos dessa área que garantem a criação de espaços adequados e bonitos para receber clientes. 

Estudos mostram que ambientes de trabalho com um design confortável motivam os colaboradores e ajudam a aumentar a produtividade. Neste artigo, nós listamos dicas de design de interiores para a criação de espaços corporativos que contribuem para o sucesso do negócio da empresa. Confira!

1. Dê atenção à escolha das cores na decoração corporativa

Como a maioria de nós já sabe, todas as cores têm um significado e possuem o poder de mudar nosso humor, afetando, inclusive nossa produtividade e criatividade. Por isso, um dos pontos focais nos projetos de design de interiores para empresas é a escolha das cores

Segundo estudos feitos por universidades do Canadá, Estados Unidos e Europa, azul e verde são duas das cores mais indicadas para ambientes corporativos. O azul por incentivar a comunicação, a confiança e a eficiência. E o verde por estimular a criatividade, gerar harmonia e equilíbrio e despertar a busca por inovação. 

No entanto, para acertar na escolha das cores para sua empresa é fundamental pensar em que tipo de negócio é o seu. As cores mais vibrantes são perfeitas para empresas que lidam com inovação e criatividade em sua rotina. Se sua empresa é mais tradicional e séria, o melhor é apostar em cores neutras. 

2. Aposte na integração dos ambientes

Empresas com estruturas hierárquicas horizontais são cada vez mais comuns e, com essa tendência, as salas fechadas e a separação de espaço de trabalho por função estão desaparecendo. Por isso a integração de ambientes está se tornando uma marca dos projetos de design de interiores e arquitetura corporativa

Ao investir em ambientes de trabalho integrados, você aproveita melhor o espaço físico disponível, aumenta a liberdade dos profissionais e incentiva a interação entre a equipe. 

3. Use plantas nos espaços do escritório

O uso de plantas é tendência em projetos de design e decoração de casas e empresas, isso porque as folhas e flores dão vida aos ambientes e têm influência no humor dos moradores e colaboradores. 

Segundo estudos, incluir plantas no ambiente corporativo eleva consideravelmente os níveis de bem-estar dos profissionais. Já está comprovado que escritórios e empresas que usam plantas em sua decoração e têm projetos de paisagismo corporativo os colaboradores são mais produtivos, cometem menos erros, os números de falta ao trabalho são menores e a percepção de felicidade com o trabalho é maior.   

4. Pense em ergonomia no projeto de design de interiores corporativo 

A ergonomia é o estudo da relação entre Homem e máquina e, por isso, ela não pode ser desconsiderada nos projetos de decoração e design de nenhuma empresa. Para além da estética, é preciso que toda a composição do ambiente de trabalho garanta segurança, conforto e bem-estar para os colaboradores. 

Móveis não ergonômicos podem causar desconfortos físicos como dores de cabeça e de coluna, ocasionar acidentes de trabalho e, a longo prazo, desencadear problemas graves de saúde nos funcionários da empresa, o que pode trazer prejuízos financeiros para o negócio.

Então, o que você achou das nossas dicas de design de interiores? Esperamos que elas ajudem na decoração da sua empresa! Para ver outras formas de construir ou reformar um ambiente corporativo totalmente adequado para o seu negócio, acompanhe as publicações aqui, no blog da Iplan.

Rolar para cima
× Orçamento