Paisagismo corporativo: entenda o que é e descubra como ele impacta positivamente a sua empresa

A defesa da importância de criar espaços de trabalho que prezam pelo bem-estar dos profissionais tem sido cadas vez mais difundida entre donos e líderes de empresas. Isso porque já está comprovado que o ambiente interfere diretamente na motivação e na produtividade dos colaboradores e, portanto, impacta nos resultados do negócio. 

Quando se fala em espaços de trabalho saudáveis e agradáveis, é impossível não pensar em paisagismo corporativo. A integração da natureza com o ambiente empresarial é uma tendência e traz muitos benefícios para as empresas que investem nessa união. 

Neste artigo, nós explicamos a você o que exatamente é o paisagismo corporativo, mostramos os benefícios que ele traz para as empresas e listamos alternativas de projetos paisagísticos para ambientes empresariais. Confira!

O que é paisagismo corporativo

Uso de elementos da natureza, como plantas e árvores, em espaços empresariais, o paisagismo corporativo cria ambientes que permitem a interação entre a Natureza e quem circula por aquele espaço. 

São objetivos dos projetos de paisagismo empresarial:

  • criar espaços esteticamente agradáveis
  • contribuir para o bem-estar de quem circula pelo ambiente
  • aumentar a satisfação dos colaboradores da empresa

Benefícios de implementar um projeto de paisagismo em sua empresa

Como adiantamos já na introdução deste artigo, investir em um projeto de paisagismo corporativo é muito vantajoso para as empresas.  A seguir, listamos alguns dos principais benefícios de criar espaços que integrem a natureza ao ambiente de trabalho.

Melhorar a acústica do ambiente

A acústica é um aspecto importante em qualquer espaço corporativo e um projeto de paisagismo ajuda a melhorá-la. Estudos mostram que as plantas e suas folhas absorvem, difratam ou refletem o ruído ambiente, reduzindo-o, o que torna o escritório mais confortável para os ocupantes.

Purificar e limpar o ar

Capazes de aumentar a circulação de ar pelo espaço e de filtrá-lo, as plantas são purificadoras naturais do ar. Além de ajudarem a aumentar a umidade do ambiente, o que torna o espaço mais agradável e confortável, especialmente em dias quentes. 

Aumentar o bem-estar dos colaboradores

Uma quantidade substancial de pesquisas acadêmicas mostrou que o paisagismo corporativo tem efeitos relevante nos níveis de bem-estar dos colaboradores. Pessoas que trabalham em uma empresa que investiu em um projeto de paisagismo são mais produtivas, tiram menos dias de folga, cometem menos erros e se sentem mais felizes no local de trabalho.

Melhorar a conexão com a natureza

Um dos objetivos dos projetos paisagísticos é possibilitar a interação entre homem e natureza e, assim, melhorar a conexão entre o ser humano e o meio ambiente. Ao criar ambientes que possibilitam essa conexão, o paisagismo corporativo ajuda a desfrutar de todas as vantagens de estar em contato com a natureza: diminui o estresse, tranquiliza a mente e aumenta o ânimo. 

Melhorar a aparência da empresa

Flores, plantas e árvores têm o poder de tornar qualquer lugar esteticamente mais bonito e agradável. Sendo assim, um dos principais benefícios do paisagismo corporativo é melhorar a aparência da empresa, o que além de impactar no bem-estar dos colaboradores, também ajuda a criar uma boa impressão do negócio no mercado. 

Alternativas para projetos de paisagismo corporativo 

Agora que você já sabe o que é o paisagismo corporativo e conheceu alguns dos seus benefícios, veja algumas opções de projeto para a sua empresa: 

Criar jardins verticais e paredes verdes

As famosas paredes verdes e os jardins verticais estão em alta nos escritórios, shoppings, comércios etc. O verde das plantas cria uma atmosfera saudável, ajuda a passar a sensação de amplitude dos espaços e quebra as tendências de ambientes monocromáticos.

Produzir quadros com minijardins verticais

Outra dica para projetos de paisagismo corporativo é apostar na criação de quadro com minijardins verticais. 

Verdadeira obra de arte, um minijardim vertical não necessita de muito espaço e pode ser fixado em paredes de salas de reunião, entrada principal, corredores, entre outras possibilidades. Além disso, esse tipo de quadro não precisa de manutenção.

Aplicar técnicas de paisagismo na recepção

Se a sua empresa não tem muito espaço para a criação de um projeto paisagístico de grandes proporções, optar por criar um cantinho verde na recepção pode ser ótima alternativa. Um pequeno jardim e paredes verdes são opções viáveis para esse ambiente. 

Manter árvores preservadas

Uma ideia incrível para projetos de paisagismo corporativo é manter árvores preservadas. É possível construir ao redor de árvores de diferentes espécies e tamanhos, tudo feito sob medida. Esse tipo de solução paisagística chama atenção por sua imponência e zero manutenção.

Manter a vegetação natural

Em empresas com espaço onde há condições climáticas (iluminação e controle de temperatura adequado), manter a vegetação natural é sempre uma ótima opção, embora exija um pouco mais de cuidado e manutenção. Para esse tipo de projeto, é importante estudar bem o local para prevenir que a vegetação morra e seja necessário estar sempre replantando as espécies.

Esperamos que este conteúdo sobre paisagismo corporativo tenha sido útil para você e para a sua empresa. Para ver outros textos sobre como criar os melhores espaços corporativos, acompanhe as publicações aqui, no blog da Iplan.

Rolar para cima
× Orçamento