O uso da Luz natural no Projeto Arquitetônico

O conforto visual que a iluminação natural produz é o primeiro benefício que podemos citar como ponto forte para a utilização de uma iluminação natural em um ambiente, já que a luz natural do Sol deixa o ambiente mais agradável, gerando bem-estar. Outro fator importante é a economia de energia elétrica que a técnica proporciona.

Além disso, as janelas podem revelar uma paisagem que ajuda a compor o ambiente, como neste projeto desenvolvido pela Iplan Engenharia no bairro Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. A natureza criou um cenário especial revelado pela ampla janela.

Vale ressaltar que durante o inverno, o vidro torna o ambiente uma estufa natural e assim aquece o ambiente. Porém, no verão o vidro pode deixar o ambiente mais quente, o que exige a utilização de ar-condicionado ou ventiladores. Para solucionar o problema, o vidro deve ser temperado ou laminado, para assim filtrar os raios solares que entram e proteger o ambiente, para que ele não fique excessivamente aquecido.

O Brasil é um país que contribui para a aplicação de iluminação natural, já que as temperaturas na maioria dos estados são altas, caso do Rio de Janeiro. Que tal usar a luz natural nos seus projetos.



Rolar para cima
× Orçamento