Gerenciamento de obra: como garantir a segurança da obra na sua empresa

Uma das funções do gerenciamento de obra é zelar pela manutenção da segurança no canteiro de obras, garantindo a proteção dos trabalhadores, e a qualidade da edificação. Esse é um dos motivos pelos quais a gestão de projetos de arquitetura e engenharia corporativa nunca deve ser negligenciada.

Neste artigo, nós falamos sobre a importância do gerenciamento de obra para a execução bem sucedida da construção ou da reforma das instalações de uma empresa. Confira!

A importância do gerenciamento de obras em projetos corporativos 

O gerenciamento de obra tem como objetivo garantir que todos os serviços realizados no canteiro de obras sejam executados de maneira correta e segura. E essa não é uma tarefa fácil. A gestão de obras lida com diversas variáveis e qualquer passo em falso pode trazer atrasos, prejuízos e comprometer todo o resultado final do projeto.

Sendo assim, é fundamental que os profissionais responsáveis pela administração da obra estejam sempre presentes, realizando vistorias e fiscalizações para analisar, dentre outras coisas:

  • a gestão de custos
  • o cumprimento do cronograma de trabalhos
  • a gestão trabalhista e
  • a segurança no canteiro de obras.

O gerenciamento de obras e a segurança no canteiro de obras

Como dissemos já no início deste texto, uma das principais funções da gestão de obra é garantir a segurança no local em que o projeto de construção ou reforma está sendo executado. Isso porque a segurança no canteiro de obras é alvo de fiscalização de diferentes órgãos, incluindo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia , o Crea, e Secretária de Trabalho.

Essas fiscalizações visam garantir que profissionais, como pedreiros e mestres de obras, trabalhem de forma segura, com toda a proteção necessária contra acidentes. E também que a obra seja realizada atendendo a todas as regras e normas ditadas pelos padrões técnicos da construção civil.

O que observar para garantir segurança no canteiro de obras

A adoção de determinadas boas práticas ajuda a garantir um canteiro de obras seguro. Essas práticas devem ser observadas pelos responsáveis pelo gerenciamento da obra e incluem:

Planejar a segurança no canteiro antes do início das obras: a preocupação com a segurança precisa começar ainda na fase de projeto da obra e deve ser considerada no orçamento.

Cumprir as normas de segurança do trabalho: os direitos e deveres dos profissionais da construção civil, constantes em normas, devem ser observados para evitar multas e sanções ao projeto.

Treinar, divulgar e incentivar a cultura de prevenção de acidentes: é fundamental que os responsáveis pela gestão da obra ofereçam o treinamento adequado, divulguem e incentivem as boas práticas de segurança no canteiro de obras.

Fiscalizar o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): os EPIs são relativamente baratos se considerada a relação custo-benefícios de seu uso. É fundamental lembrar que é direito do trabalhador da construção civil ter acesso aos EPIs e sua obrigação usá-los da forma correta.

Não permitir o descumprimento de qualquer norma de segurança: é função do gerenciamento de obra garantir que nenhuma norma de segurança seja descumprida na execução da construção ou reforma.

Se todas essas boas práticas forem colocadas em ação, dificilmente você terá problemas em sua obra por falta de segurança. Por isso, contar com uma empresa séria e com anos de experiência na gestão de obras, como a Iplan, faz toda a diferença.

Acesse o nosso site e veja como nós, que somos especialistas em arquitetura corporativa, projeto, execução e gerenciamento de obra, podemos ajudar você.

Rolar para cima
× Orçamento