Fiscalização de obras: ao que se atentar durante uma construção ou reforma

Durante uma construção ou reforma corporativa é fundamental contar com a ajuda de uma equipe de profissionais capacitados para o serviço de fiscalização de obras.

Afinal, a execução de uma obra demanda uma série de cuidados e atributos, como tempo, orçamento e questões legais. E ter alguém responsável pelo controle global do projeto é a garantia de que tudo sairá conforme o planejado.

Para que você entenda como é realizada a fiscalização de obras e qual a sua importância, acompanhe este nosso novo artigo. Boa leitura!

O que é a fiscalização de obras

A fiscalização de obras consiste em fiscalizar todas as etapas de uma construção, desde o projeto até a execução.

Seu objetivo é garantir que tudo aconteça de acordo com o planejado, que sejam atendidos os prazos e custos previstos no período de elaboração e que, caso ocorram inconformidades, essas sejam rapidamente percebidas e reparadas.

O serviço de fiscalização de obras deve contar com um especialista ou com uma equipe multidisciplinar de profissionais capacitados para acompanhar cada detalhe do andamento da construção ou reforma.

A importância e os benefícios da fiscalização de obras

A fiscalização de obras é importante para que a sua construção ou reforma seja concluída no prazo previsto, com alto padrão de qualidade e sem a necessidade de retrabalho, principal causa de atrasos e gastos inesperados na obra.

Uma boa fiscalização de obras garante:

  • maximização da qualidade da obra
  • minimização dos custos para o padrão de qualidade esperado
  • controle dos prazos de execução.

No mais, quando se pode contar com uma equipe de fiscalização de obras você tem a garantia de que todos os requisitos legais, normas, procedimentos e especificações e medidas de segurança estão sendo observados.

O que deve ser fiscalizado em uma obra corporativa

É responsabilidade da equipe de fiscalização de obras verificar:  

  • legalização da obra junto aos órgãos públicos competentes, como CREA e Secretarias de Habitação, e em alguns casos, órgãos federais de preservação do meio ambiente, como o IBAMA
  • execução do projeto, para que se faça exatamente como foi previsto
  • andamento da obra de acordo com o planejamento e o cronograma
  • o uso de equipamentos de segurança exigidos pelas normas da Secretaria de Trabalho, como as Normas Reguladoras 18 e 35
  • observância de todos os procedimentos de segurança envolvendo os trabalhadores.

Em resumo, a fiscalização de obras deve garantir que tudo o que foi proposto seja cumprido, com qualidade e exatamente da forma proposta, sem atrasos ou custos adicionais, e de acordo com as leis e normas.

Agora que você sabe como deve ser feita a fiscalização de obras corporativas, se precisa de uma empresa para fiscalizar a construção ou reforma de seu escritório, comércio ou fábrica, acesse o site da Iplan e veja como podemos ajudar quando o assunto é projeto, gerenciamento e execução de obras. 

Rolar para cima
× Orçamento