Diferenças entre piso vinílico e laminado

Na hora de escolher o piso, geralmente fica a dúvida entre as opções existentes. Para te ajudar a escolher o melhor piso fizemos uma comparação mostrando as diferenças entre piso vinílico e laminado.

Fáceis de colocar, fáceis de limpar, tanto o piso vinílico, quanto o laminado são muito utilizados em reformas, principalmente se você tem pressa para terminar. Se o seu contra piso estiver certo, ambos os revestimentos são colocados em até um dia.

O piso vinílico é feito com cloreto de vinila, ou PVC. O material vem em placas, réguas ou mantas.

Já o laminado é composto por camadas de materiais derivados da madeira, como aglomerado e painel de madeira de alta densidade (HDF). A camada superior recebe uma estampa decorativa, impregnada com resina. O revestimento vem em réguas; pode ser instalado por encaixe ou cola sem cheiro.

Vantagens Piso Vinílico x Piso Laminado

O piso vinílico abafa ruídos de passos e ajuda a conservar a temperatura dos ambientes. Como é protegido por resina de poliuretano, mancha muito pouco e é antialérgico. E não faltam opções de estampas! O produto pode ter desde cores vibrantes à aparência discreta.

O laminado é muito fácil de instalar: no dia seguinte já é possível usá-lo. Em caso de mudança, pode ser desmontado e levado para a nova casa.

Pontos fracos Piso Vinílico x Piso Laminado

O vinílico risca se a abrasão for grande – como no caso de uma geladeira sendo movida. Seu pigmento também se desbota com o sol. Além disso, o piso suporta água, mas não pode ser submerso. Por isso, é bom evitá-lo em áreas externas, em banheiros e cozinhas.

Já o laminado propaga sons facilmente. Muito liso, dificulta a vida dos animais de estimação, que acabam deslizando. Devido ao seu miolo de madeira, o material não pode ser coberto com água – quem derramar qualquer líquido precisa secar logo. Por fim, é preciso instalar feltro nos pés dos móveis e usar rodízios de polietileno.

Instalação Piso Vinílico x Piso Laminado

O piso vinílico só funciona bem com um contrapiso seco, limpo e rigorosamente nivelado. Para criar essa superfície, a melhor maneira é aplicar uma massa niveladora, composta por cola e cimento. Com a mistura é possível aplicar o piso sobre superfícies não tão lisas, como cerâmica ou pedras polidas. O passo seguinte é colar ou encaixar o revestimento e esperar secar. É uma má ideia instalar o vinílico sobre materiais que podem apodrecer como madeira e laminado.

O laminado também precisa de um contra piso seco, limpo e nivelado, mas aceita variações de até três mm a cada 1,5 m de extensão. Por isso, pode cobrir pedra, concreto e cerâmica, desde que a superfície receba uma manta regularizadora, feita dos plásticos polietileno ou poliuretano. O produto pode ser instalado com cola ou com sistema de encaixe. É preciso deixar um espaço de dilatação entre as bordas do piso e a parede.

A dica é contratar um profissional experiente para instalação de ambos os pisos.

Limpeza Piso Vinílico x Piso Laminado

O piso vinílico resiste a manchas e à proliferação de bactérias. No dia a dia, basta varrer com uma vassoura de pelo ou passar um rodo com pano umedecido. Se quiser uma limpeza mais profunda, use tecido com água e sabão neutro.

Limpe o laminado com aspirador de pó ou vassoura de cerdas suaves passados no sentido das réguas – mas cuidado para não raspar a superfície. Depois passe um pano úmido com sabão neutro (lembre de torcer bem). Manchas exigem detergente e álcool. Tinta, verniz e graxa saem com querosene, tíner ou aguarrás.

Em qual ambientes instalá-los?

O piso vinílico funciona bem em áreas internas que não recebam sol intenso. O laminado vai bem em áreas secas e com temperatura amena, que exigem um pouquinho mais de sofisticação.

Precisando de ajuda para instalar o seu piso vinílico ou laminado? Conte com a Iplan para fazer seu projeto e construção.

Entre em contato pelos telefones: (21)3226-0148 (21)99584-9085 ou e-mail: [email protected]

Outros assuntos interessantes se você gostou deste conteúdo – Diferenças entre piso vinílico e laminado:

>> Cimento Queimado: aprenda a fazer uma parede do material
>> Escolha das cores: criatividade e produtividade em seu escritório
>> Você sabe qual melhor tipo de piso para escritório?

Rolar para cima
× Orçamento