Custo de obra: 5 cuidados para não extrapolar o orçamento inicial

Está construindo ou reformando e tem receios de extrapolar o custo de obra previsto no orçamento? Então, este texto é para você.

Reunimos aqui algumas dicas para que os gastos com sua obra não saiam do controle e tudo fique de acordo com o planejado. Boa leitura!

1. Escolha o método mais adequado para a sua construção

Existem muitos métodos para a execução de uma obra corporativa e cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. Assim, é preciso escolher o método mais adequado para o seu tipo de construção e adaptá-lo para a sua realidade.

Não é raro que empresas tenham problemas ao tentar importar métodos construtivos que não se encaixam no perfil da sua obra e, por isso percam qualidade e aumentem os custos dos serviços.

2. Não ignore os custos indiretos

Os custos indiretos de uma obra incluem taxas, gastos administrativos, impostos etc. E seu levantamento precisa receber atenção maior do que o dos custos diretos, que são claros e objetivos.

Como nem sempre são facilmente identificados, os custos indiretos podem, ao final da obra, alterar o custo total do projeto. Por isso, é bom contar com um bom profissional que saiba apontá-los e prevê-los de forma correta.

3. Atualize os preços

Um orçamento de obras é feito com base em diversos custos e preços. Porém, no decorrer do projeto e com o passar dos meses, esses custos podem, por diversos motivos, sofrer alterações que devem ser consideradas nos custos finais da obra.

Assim, é bom ter atenção e sempre consultar e atualizar os valores constantes no orçamento.

4. Siga o cronograma da obra

Atrasos na obra podem custar muito caro, por isso é muito importante trabalhar para cumprir o cronograma do projeto.

Com o atraso da obra perde-se muito dinheiro no pagamento de funcionários e também pode haver impacto na qualidade dos materiais que não devem ficar armazenados no canteiro de obras por mais tempo do que o planejado.

5. Conte com uma empresa especializada no controle do custo de obra

Por fim, para que o custo de obra não extrapole o orçamento inicial, é muito importante contar com a consultoria de uma empresa especializada em gestão de obras. Só assim é possível manter os gastos controlados e fiscalizar todo o andamento dos trabalhos.

Os serviços de uma empresa com experiência em construção civil garante que tudo está saindo como o planejado, dentro do orçamento e do cronograma do projeto.

As dicas para não extrapolar o custo de obra no seu projeto de construção ou reforma foram úteis? Para ver outros conteúdos sobre engenharia e arquitetura corporativa, acompanhe as publicações aqui, no blog da Iplan.

Rolar para cima
× Orçamento