Por que a comunicação é importante no gerenciamento de projetos?

Se a sua empresa não vem atingindo os resultados esperados pode ser uma falha na comunicação. Diversos estudos sobre gerenciamento de projetos já foram realizados. Um deles, elaborado pelo Project Management Institute (PMI), mostra que os profissionais que se comunicam de maneira produtiva tem 5 vezes mais chances de sucesso dentro de projetos. Comunicação é, sim, um fator importante a ser considerado. Mas estabelecido o problema, o que fazer?

gerenciamento de projetos

Para comunicar com eficiência é preciso sempre levar em conta o contexto da sua empresa. Para quem ela trabalha? qual a imagem que você deseja passar da sua empresa? qual produto ela oferece? Avalie se você, sócios e funcionários estão se comunicando frequentemente de maneira concisa, objetiva e transparente. Utilize o máximo de recursos que tiver para melhorar essa questão.

Gerenciar projetos é combinar ações estratégicas e dividir responsabilidades. Saber com o que cada um da equipe vai ficar responsável, qual será cada função. Afinal, é impossível realizar uma tarefa sem ter certeza da sua finalidade. Além disso, todos precisam saber como recorrer em momentos inesperados: para quem, como e em qual situação reportar.

Em conclusão, a comunicação é parte vital de qualquer projeto. Seja ele de uma construtora ou não. Cerca de 90% de gestores de projetos que obtiveram sucesso dão prioridade para uma comunicação eficiente. Implementar diferentes estilos baseados no contexto de cada setor da sua empresa pode ser a chave para aumentar a proatividade dos funcionários e alçar voos mais altos.



Rolar para cima
× Orçamento